Se for falar de dedilhados existem infinitos por aí, porém existe um que é usado em várias formas e além de ser um dos mais usados por músicos ele também serve como um bom exercício. Esse é o dedilhado P-I-M-A.

Com essas quatro letras poderemos ser capazes de fazermos até 24 formas de dedilhados diferentes, porém nesse artigo dentro desses 24 dedilhados aprenderemos os 06 dedilhados principais com o P-I-M-A até para você leitor pegar a prática com qualidade. Mas antes de tudo vamos conhecer o P-I-M-A e saber como utilizaremos ele. Primeiramente P-I-M-A vem de:

P = Polegar;

I = Indicador;

M = Médio;

A = Anelar.

dedilhado nome dos dedos Dedilhado no Violão

Repare que não utilizaremos o dedo mindinho. Quando tocarmos utilizaremos o Polegar para tocar o baixo dos acordes, ou seja, a primeira nota de cada acorde afinal se tem um acorde C (Do Maior) a primeira nota dele que será tocada é a própria nota Do que se localiza na corda A (Lá) e é ela quem faz o baixo.

O Indicador será tocado apenas na corda G (Sol), o Médio será tocado apenas na corda B (Si), e o Anelar será tocado apenas na corda E (Mi ou Mizinha). Os 06 principais dedilhados são:

P-I-M-A-M-I

P-I-A-M-A-I

P-M-I-A-I-M

P-M-A-I-A-M

P-A-I-M-I-A

P-A-M-I-M-A

Repare que coloquei o dedilhado como ida e volta. Um vídeo a seguir mostrará bem como é dedilhar indo e voltando. No link abaixo tem um vídeo que um professor de violão mostra bem como fazer o posicionamento mais correto para dedilhar:

Comece fazendo sem nenhum acorde, apenas corda solta, ou seja, polegar na 6ª corda, indicador na 3ª corda, anelar na 2ª corda, mindinho na 1ª corda. Feito isso de forma precisa é hora de irmos para os acordes para que possamos fazer as passagens. Até para explorarmos bem o baixo dos acordes ao fazer a mudança de acorde vamos pegar a seguinte sequência:

sequencia de acordes Dedilhado no Violão

A bolinha preta está identificando a corda que deve ser tocada com o polegar, pois é ela que está fazendo o baixo do acorde. Essa é a única variação que tem, pois o indicador, médio e anelar continua permanente nas mesmas cordas.

Dica: Siga a ordem dos dedilhados e treine dois dedilhados por semana nessa exata seqüência tanto dos dedilhados como dos acordes. De preferência pegue um metrônomo podendo ser on line mesmo e coloque a 88 bpm (batidas por minuto). Cada nota tocada tem que ser em cima de um beat que o metrônomo dá. Para quem não tiver metrônomo em casa, aqui vai um metrônomo online:

auladeviolao.net/metronomo-online.html

Espero que tenham gostado e espero também que eu tenha contribuído para o seu desenvolvimento na música. Tentamos explicar detalhadamente on line, mas quem tiver condições vão atrás de um professor de violão que te ajudará muito e forma muito mais direta e rápida. Abraços e nos vemos na próxima aula.

2 thoughts on “Dedilhado no Violão

  • setembro 10, 2012 at 2:40 am
    Permalink

    BOA NOITE AMIGO ENVIE PARA MIM US DEDILHADO E UMAS BATIDAS E RITMOS

    Reply
  • novembro 12, 2012 at 5:13 pm
    Permalink

    amo,amo violão.. adorei o exercício.. Parabéns…

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>