Construir o seu próprio instrumento musical pode ter sido (ou é) o fascínio de muitos afeiçoados, estudiosos e curiosos na área da música. Você terá agora, então, a oportunidade de fazer você mesmo a sua flauta doce de bambu.
A flauta que mostraremos como construir é afinada em Si bemol, e será muito fácil de tocar devido à proximidade dos dedos. Seria bom que você tivesse instrumentos de marcenaria disponíveis para executar este trabalho, tais como: serras, furadeira com brocas de diversas espessuras, limas de diversos modelos, grosa, lixas, formões/coifas.

ATENÇÃO: RECOMENDAMOS A SUPERVISÃO DE UM ADULTO EM TODO O PROCESSO.

CORTANDO E REMOVENDO OS NÓS INTERNOS
Você necessitará de um pedaço de bambu com exatos 375mm de comprimento e 14mm de diâmetro interno, que não apresente rachaduras. As partes mais próximas ao chão são as melhores para a confecção das flautas. Lembre-se que quanto mais aproximado o diâmetro estiver dos 14mm, mais precisa ficará a afinação de sua flauta, ainda mais se tiver a intenção de tocar em conjunto.
O bambu deverá estar maduro/seco, pois caso use bambu verde, sua flauta poderá rachar depois. Na falta de bambu maduro/seco, você poderá secar (“curar”) o bambu com uma tocha a gás. Este processo é melhor do que apanhar o bambu já seco, uma vez que, ao aquecer o bambu, a resina interna virá à tona, criando um verniz natural e impermeabilizando a flauta, além de tornar a madeira do bambu mais resistente à ação do tempo, praticamente indestrutível. Com a tocha acesa, vá expondo à chama e rodando o bambu, principalmente entre os nós, até perceber que está amarelando e soltando a umidade e resina.

CUIDADO! ESTE PROCESSO AQUECERÁ E MUITO A SUPERFÍCIE, PODENDO CAUSAR QUEIMADURAS SE TOCADO!

A coloração vai mudar do esverdeado para um amarelo-âmbar. Não deixe a resina secar, mas vá espalhando-a sobre a superfície da flauta até que seque. A umidade que estiver internamente começara pelas pontas, MUITO, MUITO QUENTE! Nas fotos o bambu foi seco (curado) e não colhido ao natural. Você poderá curar o bambu seco, mas o resultado poderá não ser o mesmo, pois já terá perdido a resina e umidade. As flautas de bambu “curado” têm uma maior durabilidade que as preparadas com bambu seco ao natural.

clip image001 Faça você mesmo uma flauta doce de bambu

Com uma furadeira elétrica e uma broca, você deverá remover todos os nós internos da peça de bambu a ser utilizada (foto 1), prendendo-a, preferencialmente, em uma morsa, com muito cuidado para não rachar. Mova a broca para frente e para trás dentro do bambu até desbastar os nós o máximo possível. Pegue uma lima, (cilíndrica é melhor) e desbaste o que a broca não conseguiu remover, até deixar a parte interna a mais plana e lisa que puder, mas sem afinar a parede da flauta, pois se lembre que deverá ter 14mm de diâmetro. Se você partiu de um bambu verde, curado, deverá aguardar três dias para dar continuidade à confecção da flauta, para que o bambu seque de vez. Deixe a peça de bambu descansando em um lugar arejado e ventilado, ao abrigo do sol.

IMPERMEABILIZANDO
Para que a sua flauta não reabsorva a umidade retirada no processo de cura, ou mesmo se foi seca ao natural, será necessário impermeabilizá-la internamente. Para tanto, use óleo de linhaça bem aquecido e uma mecha de algodão, fazendo com que toda a parte interna fique bem calafetada com o óleo.

CUIDADO!! ÓLEO DE LINHAÇA AQUECIDO PODE CAUSAR QUEIMADURAS GRAVES!!

Caso você consiga um pouco de um produto chamado “seladora de madeira”, o resultado será ainda melhor. Neste caso, tome cuidado com o excesso do produto, pois é bem complicado para remover depois de aplicado. Aplique duas demãos, a segunda assim que a primeira estiver bem seca. Pode, e deve, ser feito no bambu colhido a seco também, pois a umidade ao soprar é bem elevada, causando condensação interna no tempo frio, comum em todos os instrumentos de sopro.

PREPARANDO O “BICO” DA FLAUTA

clip image002 0000 Faça você mesmo uma flauta doce de bambu

Você necessitará de um pedaço cilíndrico de madeira com 20mm de comprimento e exatamente com o diâmetro interno da flauta, recortado como na figura 2. Fica mais fácil prender um pedaço maior de madeira em uma morsa, fazer o recorte de 1mm com uma lima chata e depois cortá-lo na medida certa.

clip image003 Faça você mesmo uma flauta doce de bambu
Agora vem a parte mais delicada e complicada do processo, a qual exigirá de você toda a habilidade de um escultor: você deverá fazer a “janelinha”, como mostra o diagrama da figura 3. O tamanho da janela poderá ter medidas aproximadas às requeridas, não sendo muito crítico uns milímetros a mais ou a menos. A única medida crítica é a distância do recorte, que deverá iniciar exatamente onde acaba a peça de madeira de 20mm, a qual será introduzida na ponta. Para fazer o recorte, você poderá usar, inicialmente, um estilete para marcar e parte externa, que é a mais dura, e depois, com um pequeno formão, destes que são vendidos de diversos modelos para esculpir madeira, cortará em ângulo para dentro da flauta, até atingir as dimensões aproximadas do diagrama. Aconselho que você treine este passo algumas vezes em um pedaço de bambu, pois assim você irá adquirir prática e treinar a melhor forma de fazer a “cirurgia” antes de encarar o “paciente” de verdade.

clip image005 Faça você mesmo uma flauta doce de bambu

Depois de feita a janela, você vai precisar fazer um chanfrado/rebaixamento na ponta da flauta, terminando exatamente onde inicia a janela, como mostra a figura 4.
Introduza a peça de madeira na ponta do bambu, coincidindo os rebaixamentos, tendo certeza que está bem presa e sem espaçamentos, só que sem prendê-la por definitivo. Se tudo deu certo, algum som deverá ser produzido ao se soprar. Senão produzir som, retire a peça de madeira e vá ajustando o rebaixamento delicadamente com uma lixa até que comece a produzir som. Após este ajuste-fino, passe um pouco de cola nas peças e fixe-as por definitivo, tomando o cuidado para não entupir a abertura com cola.

clip image006 0000 Faça você mesmo uma flauta doce de bambu

Na foto 5 você verá como fica o bico da flauta já terminado. Perceba que a janela não ficou exatamente quadrada, pois o importante é produzir o som. Se você quiser dar um acabamento igual ao da foto 6, necessitará serrar diagonalmente a ponta da flauta,  depois desbastar com o lado arredondado de uma grosa e lixar para dar acabamento.

clip image007 Faça você mesmo uma flauta doce de bambu

Opcionalmente, ao invés de fazer a parte de madeira rebaixada, rebaixar o bambu e preparar a janela, você poderá introduzir uma peça de madeira para tapar a ponta, fazer um furo meio oval no local da janela, e tocar a flauta como um pífaro (flauta transversal) caso você já possua tal habilidade. Use então a parte de madeira para auxiliar na afinação do instrumento.

FAZENDO OS ORIFÍCIOS  E AFINANDO A FLAUTA

clip image009 Faça você mesmo uma flauta doce de bambuSe você cortou o bambu no tamanho certo, a nota a ser produzida ao se soprar a flauta deverá ser o Si bemol, acima do Dó central. Caso esteja abaixo da afinação, vá serrando e conferindo a afinação até que atinja a nota Si bemol. Agora você deverá marcar onde os orifícios serão feitos, conforme o diagrama da figura 7. Prender firmemente a flauta e fazer os furos (foto 8), não se esquecendo de trocar as brocas para a medida aproximada, pois o ajuste fino poderá ser feito com uma lima-rabo-de-rato (cilíndrica e pequena) e com uma lixa enrolada. Teste a escala e vá dando o ajuste fino com a lima e lixa até que cada nota fique bem na afinação.

clip image011 Faça você mesmo uma flauta doce de bambu

Faça o acabamento nos orifícios, desbastando um pouquinho a borda, usando lima e lixas, para que fique bem tapado ao tocar (foto 9).

clip image013 Faça você mesmo uma flauta doce de bambu

Pronto! Aí está a sua própria flauta feita de bambu! Infelizmente não possuo o esquema do dedilhado ou escala dela (aí está algo que você mesmo terá que descobrir…) Se você tiver tempo (e muito bambu disponível) poderá ir testando outras afinações e tamanhos de flautas, fazendo os seus próprios experimentos. Boa diversão!

Fontes:
Marek gold – “Bamboo Flutes – e-book”

Marc Bristol – “Mother Earth News – article

www.amaranthpublishing.com/MakingBambooFlutes.PDF

Orivaldo Hosti é flautista e saxofonista, cursou música na Faculdade Teológica Batista de São Paulo.

Se gostou do artigo, compartilhe e deixe seu comentário. Se fizer a flauta, nos envie fotos que publicaremos no site.

36 thoughts on “Faça você mesmo uma flauta doce de bambu

  • fevereiro 24, 2009 at 7:51 pm
    Permalink

    vc tem vidio no youtube mostrando o seu tutorial ??
    obrigado

    Reply
  • maio 6, 2009 at 1:09 pm
    Permalink

    Ola …! Eu tambem faço flautas e sax de bambu. Preciso de ajuda para fazer oficinas. Sou de Taubate SP . Seu modo de ensinar e otimo , presciso aprender !

    Reply
  • junho 12, 2009 at 4:55 pm
    Permalink

    OLÁ,
    ESTOU APRENDENDO A TOCAR FLAUTA. POIS FAZ UM SOM MUITO SUAVE. É MARAVILHOSA!
    GOSTEI MUITO DESTE CURSO MOSTRANDO ALGUMAS FOTOS ON LINE, ESTE TRABALHO É MUITO BONITO, E EU GOSTARIA DE ME APERFEIÇOAR MAIS NESTE INSTRUMENTO, POIS ESTOU ME DEDICANDO O MÁXIMO.
    PARABÉNS A VOCÊS DE VERDADE.

    Reply
  • julho 11, 2009 at 1:14 am
    Permalink

    Obrigado pela dica, ainda tentarei fazer a minha, apesar de não entender nada de musica, mas sou apaixonado por trabalhos manuais e gosto muito de confeccionar minhas propias coisas. Parabens pelo trabalho

    Reply
  • agosto 12, 2009 at 12:03 am
    Permalink

    Meu caro, sempre gostei de construir flautas, mas até hoje vou mais pela audição e percepção que pela técnica. Existe alguma proporção entre a distância dos furos e o tamanho de sua abertura? Agradeço muito se puder me responder.
    obrigado.

    Reply
  • agosto 27, 2009 at 8:09 pm
    Permalink

    Pow…
    Queria as emdidas pra faluta transversal de pvc….
    Nãos e o tamnho nem o diametro/distancia dos furos…
    Alguem sabe as medidas?

    Reply
  • setembro 4, 2009 at 2:36 pm
    Permalink

    Tenho interesse na construção de flautas, por hobby.

    Achei muito bom este tutorial, mas não consegui entender a lógica matemática embutida na definição do local dos furos.

    Outra coisa, não vi referencia alguma ao furo traseiro da flauta, que é fechado pelo dedão da mão esquerda.

    Ainda mais, gostaria de saber como projetar a flauta de acordo com a afinação final desejada. Por exemplo, gostaria de construir uma flauta em Sol. Por onde começar os cálculos??

    Meu email é marcelops.stuff@gmail.com, caso alguém queira ajudar, podemos montar um grupo de discussao!!

    Abraços,
    Marcelo

    Reply
  • setembro 13, 2009 at 5:26 pm
    Permalink

    Nossa muito obrigado pela ajuda, gostei muito do seu trabalho. Vou tentar fazer um igual ou parecido de cano PVC.
    Se conseguir, vou ganhar uma flauta especial(porque foi feita por mim) e nota no trabalho.

    Abraço e agradeço.

    Reply
  • setembro 24, 2009 at 4:17 pm
    Permalink

    achei super interesante mais sei que nao basta querer tem que tero dom de trabalhos manuais mais de qualquer forma irei tentar grande sua ideia de divugar esta que e uma maneira de consolidar a arte da musica com a arte de desenvolver aquilo que acarreta a o som que faz com que esta arte seja a mais majestral de todas pois atraves dela comfortamos nosso espirito e deleitamos na mansidão da vida póis tudo louva tudo exprime melodia…..

    acho tambem deveria editar um video e colocar no site abraços e sorte nas divugaçao desta arte tão subrime.

    Reply
  • outubro 14, 2009 at 4:03 pm
    Permalink

    gostaria de saber se poderia me explicar qual adistancia o a medida de um buro ao outro para saber a afimação das notas muito obrigado

    Reply
  • novembro 26, 2009 at 5:59 pm
    Permalink

    tenho paixao por esse instrumento espero que aprenda mais com essas informacoes.

    Reply
  • novembro 26, 2009 at 7:34 pm
    Permalink

    muito boa a dica estava procurando comofazer uma flauta a tempos fico muito grato se souber e puder me dizer gos taria de fazer uma cromatica e transverça obrigado

    Reply
  • dezembro 2, 2009 at 1:22 am
    Permalink

    eu to fazendo uma agora , do nada resolvi aprende a tocar algum instrumento e to agora fazendo uma flauta, é o primeiro site que encontrei o o que eu precisava

    valeu

    Reply
  • dezembro 22, 2009 at 7:10 pm
    Permalink

    “GOSTO MUITO DE INTRUMENTOS DE SOPRO;E o trabalho que o mestre lutier Jaime desepenha é maravilhoso…quando pequeno, eu fazia meus próprios “pios”p/ brincar e caçar…HOJE,ME INTEREÇO POR FLAUTAS DE BAMBU… JÁ QUE ONDE MORO, ESSA MATÉRIA PRIMA É BEM ABUMDANTE E PRETENDO PLANTAR OUTROS DAS MAIS VARIADAS ESPÉCIES QUE CONSEGUIR. AQUI PRÓXIMO DE MINHA CASA, TEM UMA ESPÉCIE QUE O POVO LOCAL DIZ SER BAMBUIRA É LONGO, FINO,RESISTENTE
    E POSSUI OS 14m.m de circunferência intena.TALVEZ DISPENCE A RETIRADA DOS NÓS INTERNOS” ANOTEI TODOS OS DADOS E AGRADEÇO A DISPONIBILIDADE DO MATERIAL NA INTERNET..OBRIGADO! FELIZ NAVIDAD P/ USTEDES…

    Reply
  • dezembro 25, 2009 at 5:01 pm
    Permalink

    voce sabe fazer flauta de pã.

    Reply
  • janeiro 7, 2010 at 7:26 am
    Permalink

    olá amigo, eu gosto muito de flauta e essa sua dica de como fazer uma flauta é fantástica. é possivel fazer uma de pvc e sair com o som bom?

    Reply
  • janeiro 7, 2010 at 5:40 pm
    Permalink

    eu não consegui ver o furo que fica na parte de baixo da flauta, se existe ele possui quantos milimetros?

    Reply
  • abril 8, 2010 at 8:33 pm
    Permalink

    muito legal as dicas.. fiz a minha e a turma achou muito engraçado , pois saí tocando e salmodiando…valeu.

    Reply
  • maio 19, 2010 at 12:45 am
    Permalink

    Parabens pela iniciativa, é muito bom essa disseminação ,boas sementes são para a posteridade e que muitos acolham essas boas sementes rustico,sensivel e belo,do rei Davi até os dias contemporaneos, salve som salve musica, e guie seus escolhidos.

    Reply
  • junho 1, 2010 at 10:54 am
    Permalink

    Olá, tenho uma flauta de bambu muito boa (uma flauta pan), estou observando que ela está um pouco sêca, tem algum produto para passar para o bambu não ressecar???

    Reply
  • junho 3, 2010 at 4:54 pm
    Permalink

    amiigo,

    encontrei um prolema!
    cortei a flauta do jeito que vc mostrou, porém quero que ela seja transversa, tampei o buraco e transformei a janela no buraco para soprar no entanto quando eu sopro nada acontece!

    oque eu faço?

    Reply
  • junho 5, 2010 at 6:37 pm
    Permalink

    eu sou violinista e flautista há muinto tempo..gosto de flauta pois ela expressa nossos sentimentos;;como bom músico(samuel sousa)

    Reply
  • junho 21, 2010 at 12:09 pm
    Permalink

    Olá a todos!
    Ganhei de presente uma flauta de madeira que se toca como uma transversal (de lado), com 7 (sete) furos, sendo o primeiro para soprar e os demais para tapar com o dedos.
    Algém poderia mandar uma tabela de digitação, isto é, quais buracos tampar ou não para obter as notas?

    Obrigado,

    Marco César
    “vida longa e próspera!”

    Reply
  • junho 27, 2010 at 12:56 pm
    Permalink

    oi ja conhecia esse tutorial asiatico,mais tenho uma duvida quem sabe vc pode me ajudar,como fazer a boquilha para o xaphoon ou saxofone valeu!!!

    Reply
  • julho 16, 2010 at 4:28 pm
    Permalink

    Toco flauta fas uns 2 3 anos toco na congrgação mas quero aprender a tocar mais tipos de flautas como a pífaro muito legal e esse site ta me ajudando muito;muito obrigado.

    Reply
  • setembro 23, 2010 at 8:20 am
    Permalink

    Bom dia. Gostei muito do seu fascinante ensinamento. Faz muito tempo que sentia vontade de construir uma flauta de bambu.Estou estudando sax na minha igreja. E sentia vontade também de tentar tocar a flauta em tela. Muito agradecido fiquei por este ensinamento. Gostaria de saber se esta flauta não possui o orifício inferior, aquele usado pelo polegar esquerdo. Abraços. Saudações.

    Reply
  • outubro 2, 2010 at 2:23 pm
    Permalink

    eu gostaria de saber comom fazer uma flauta transversal de bambu qual sao as medidas da furaçao e distancia da furaçao e o seu tamanho padrao ….

    Reply
  • outubro 5, 2010 at 1:09 pm
    Permalink

    gostaria muito de fazer uma flauta transversal de bambu eu posso usar a mesma medida desta flauta que voce esta demontrando ou tem uma outra medida padrao qual seria a medida para que eu posso fazer …..

    Reply
  • outubro 11, 2010 at 10:21 pm
    Permalink

    Caro amigo, gostei muito das suas dicas,eu fiz a minha flauta, mas não consegui dar o som agudo correto , que faço , poderia me orientar ?…. grato aguardo …. oswaldo

    Reply
  • fevereiro 11, 2011 at 5:53 pm
    Permalink

    sou artista plástico e sou apaixonado por músicas, eu através da paixão aprendi à toca flauta doce. e agora com estas dicas eu irei fazer a minha flauta doce, obrigada pela a grande informação. v. marques 11/02/2011

    Reply
  • Pingback: Faça você mesmo uma flauta transversal de bambu – parte 1 | Outros Ventos – Música

  • abril 10, 2011 at 9:55 am
    Permalink

    gostaria de saber se também faz saxfone de bambu? e se tem como mandar as medidas assim como a flauta doce.

    Reply
  • abril 13, 2011 at 11:52 am
    Permalink

    gostaria de aprender a fazer uma boquilha de bambu

    Reply
  • abril 25, 2011 at 8:32 am
    Permalink

    Bom dia gostaria de aprender tocar flauta doce, já sei algumas notas.Como faço?

    Reply
  • maio 8, 2011 at 8:21 pm
    Permalink

    Isto naõ e som e feitissos para o coraçaõ
    asvezes muintos choraõ pois bate fundo toca mesmo o noso coraçaõ e lindo viu a prender a to car se deus quizer

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>